quinta-feira, 19 de novembro de 2009

24° Encontro de Língua Portuguesa- extra

AGENDA GESTAR II 05 / 10 / 09

Parte I –Distribuição de fichas, contendo indagações motivadoras para o conto que será lido “UM SONHADOR QUE COLECIONAVA DERROTAS”
Parte II –Conto “UM SONHADOR QUE COLECIONAVA DERROTAS”
Parte III –Reflexão sobre o conto
Parte IV –Texto não verbal –Tela “O SEMEADOR” de Vincent Van Gog
_ Texto “MASCARADOS” de Cora Coralina (Intertextualidade)
Parte V –Avaliação final do curso a partir da análise dos textos “O SEMEADOR” e “MASCARADOS”

23º Encontro de Língua Portuguesa - extra

AGENDA GESTAR II 22 / 10 / 09
OFICINA II
Parte I –Comentários e discussões (40 minutos )
Parte II –Relato de experiências
Parte III –Proposta de atividades
Texto “SEXA”
_ Dramatização do texto
_ Análise do texto
Texto “SANTOS NOMES EM VÃO”
_ Dramatização e análise
Texto “A LÍNGUA”
_ Planejamento de uma atividade de leitura
_ Proposta de uma produção textual
Texto “A PROPAGANDA”
_ Análise
_ Modernização do Anúncio
Parte IV –Avaliação da oficina

Língua Portuguesa






















Olá pessoal

Temos uma grande novidade!
A turma de Língua Portuguesa está confeccionando uma linda camisa do Gestar II.
Em breve estarei postando as fotos.

Parabéns Professora Solimar pela iniciativa.

Um abraço

Coordenadora Elizabethe Gomes

Lembrete: Nossa confraternização será no dia 9 de dezembro às 18:30h

22° Encontro de Língua Portuguesa

AGENDA GESTAR II 08 / 10 / 09

OFICINA XII
Parte I –Retomada dos conteúdos: REVISÃO e EDIÇÃO
Parte II –Relato de Experiências
Parte III –Proposta de atividades com textos
Texto “Salvem as Línguas que Estão Morrendo”
_ RESUMO
_ REVISÃO
Texto “CONTO – INTRODUÇÃO” de Léo Cunha
_ Literatura para Adolescente
Texto “Dançar para não dançar, a história do Brasil negro”
_ Planejamento para uma sequência de aulas de produção textual
Texto “Existem boas formas de explorar a literatura na escola?”
_ O prazer e o valor da Literatura
Parte IV –Análise de obras literárias por meio de catálogos:
a) Definição de dez a vinte sugestões de livros.
b) Motivar os alunos para a leitura, variando a apresentação de cada obra.
c) Preparar a apresentação de alguns desses títulos para a turma toda.
Parte V –Avaliação da oficina

21° Encontro de Língua Portuguesa

AGENDA GESTAR II 01 / 10 / 09

OFICINA IV
Parte I –Revisão de FIGURAS DE LINGUAGEM (40 minutos )
Parte II –Relato de Experiências (40 minutos )
Parte III –Proposta de atividades com textos
_ CHARGE
1ª Atividade (50 minutos )
_Interpretação do texto
_Figura de Linguagem
2ª Atividade (70 minutos)
_ Produção de texto – Bilhete ou Cartão
Texto “SERÃO DE JUNHO”
_Elementos sonoros e sintáticos da expressividade
Texto “DONA INÁCIA”
_ Figuras de Linguagem
Parte IV –Avaliação da Oficina

20º Encontro de Língua Portuguesa

AGENDA GESTAR II 24 / 09 / 09

Parte I –Texto “ O ALUNO IDEAL” (páginas 58 e 59 )
_ Organização da frase e do período
_Reescrita de parágrafos
Parte II –ARTE E COTIDIANO
_ Identificação da ARTE na vida cotidiana
Parte III –Música “FANTASIA” de Chico Buarque
_ Identificação de formas e características da ARTE
Parte IV –Texto “AMAR – AMARO”
_ ARTE e conotação
Parte V –Jogo da velha humano
_ Análise lingüística

DESENVOLVIMENTO DO JOGO DA VELHA HUMANO
Aproveitando – se do próprio piso da sala, delimita – se o espaço do jogo da velha. As peças são os próprios cursistas. Formam – se dois grupos (o do X e o da O); à medida que as perguntas envolvendo análise linguística forem sendo acertadas, as peças (cursistas ) vão se movimentando conforme o interesse em ganhar o jogo.

19º Encontro de Língua Portuguesa

AGENDA GESTAR II 17 / 09 / 09
OFICINA III

Parte I –Comentários e Discussões ( 40 minutos )
Parte II –Relato de Experiência (40 minutos )
Parte III –Proposta de Atividades com textos (120 minutos )
-Textos “MARIA E PEDRO NA COVA DO VENTO” e “QUATRO”
_ Planejamento de atividades de interpretação
_Planejamento de atividades de análise lingüística
_Dramatização do texto 1”MARIA E PEDRO NA COVA VENTO”
Parte IV –Avaliação da oficina

18º Encontro de Língua Portuguesa

AGENDA GESTAR II 10 / 09 / 09

Parte I –A DONA ÂNGELA de Gregório de Matos
- Declamação do poema
- Análise literária do poema, considerando :
( título, autor, contexto, tema, recursos estilísticos, elos coesivos )
Parte II –Música “ANJO” de Roupa Nova
- Intertextualidade
Parte III –Bingo Linguístico envolvendo os dois textos

Turma unida!!!!






A turma de matemática não quer parar o Gestar II.
As aulas já terminaram e a turma continua se encontrando . Ontem foi a comemoração do aniversário do cursista Leonardo. Entre portifólios, relatórios e outras atividades , saborearam um delicioso bolo!! Todos querem a continuação do curso!!
Parabéns turma.

Um abraço com saudades.
Um lembrete: Nossa confraternização será no dia 9 de dezembro às 18:30h.
Coordenadora Elizabethe Gomes

terça-feira, 17 de novembro de 2009

25º Encontro de Matemática - extra

Análise do curso com avaliação individual de cada cursista;

Mensagem final com o tema Amizade.

24º Encontro de Matemática - extra

Educar de Ruben Alves ;

Análise dos encontros anteriores para montagem do portifólio;

Discussão acerca de problemas enfrentados em sala ;

Comentários sobre os projetos de cada cursista.

23º Encontro de Matemática - extra

A geografia e a matemática:TP6

Leitura das pags.61 e 62 sobre o tema migrações;

Resolução das págs 62,63 e 64;

Discussão sobre portifólio e projetos.

22º Encontro de Matemática

A álgebra como ferramenta humana-Tp6 ...pág.13e 14;

Comentários acerca das questões das págs .17,18,19,20 e 21;

A história de Malba Tahan..... seus problemas e significados

Dia do professor_ Uma análise e um debate-texto do JB;

21º Encontro de Matemática

Os jogos matemáticos

Quebra-cabeças , jogos e outras atividades lúdicas;

Discussão sobre atividades com alunos.

20º Encontro de Matemática

A matemática e a questão da reciclagem( leitura do texto : Consumir é destruir);

Resolução das atividades 1 e 2 das págs.92 e 93( construção da caixinha para congelar);

Apresentação de trabalhos de alunos.

19º Encontro de Matemática

A matemática como instrumento de mudanças de comportamento e atitude( as interações sociais);

Pluralidade e relações sociais;(pág.49);

Discutindo o Bulling.Resolução da atividade 7 da pág.64;

A atividade 12 da pág.64 como introdução ao tema das diferenças na sala de aula.(confecção de seu próprio quadrinho/ joguinho das diferenças).

18º Encontro de Matemática

Leitura dinâmica do texto do grande mestre Ubiratan D Ambrósio-texto de referência pág.75

Matemática Acadêmica x Etnomatemática

Cultura do aluno x Cultura Acadêmica

Os conteúdos oficiais ................úteis ou inúteis ??????

17º Encontro de Matemática

As tecnologias e a Matemática -TP5 ( pág.15);

Atividade 2 da pág.21;

Comentários das atividades 3,4 e 5 ( págs. 22 até 26) ;

Confecção de cartaz da atividade 6 da pág.29;

Resolução das atividades 8 e 9 das págs 31 e 32;

Realização em cada escola do Socializando o conhecimento ( tarefa 1 -pág.197).

16º Encontro de Encontro

A água no contexto histórico desde Tales até os dias atuais com enfoque nas perdas e grandes problemas da humanidade;

Construção de um sistema solar utilizando massa de modelar ,trabalhando assim a questão de escala(dimensões dos planetas e distâncias entre os mesmos).

15º Encontro de Matemática

O tempo e a Matemática - leitura da pág.61;

As linhas do tempo na História Universal e também ,especificamente na História do Brasil;

A contagem do tempo;

Montagem de linha do tempo da vida de cada cursista e debate sobre como tal atividade pode nos aproximar dos alunos como forma de melhorar as relações interpessoais.

Nosso penúltimo encontro!!Que pena!!!!
















Projeto : A matemática e a música





Culminância

A Professora Viviane realizou o projeto na Escola Municipal Alfredo Castro.
O tema desenvolvido foi a matemática e a música, onde os alunos pesquisaram e produziram músicas com temas matemáticos. Um dos grupos criou uma paródia sobre Prof Morgado/IMPA.
Parabéns professora Viviane pelo trabalho realizado.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

14º Encontro de Matemática

Leitura das págs 13 e 14 do TP4(A Matemática na formação do cidadão);
Leitura e discussão dos textos enganp sobre medição das págs 20 e 21 e atividade 5;
Comentários das págs 21, 22 e 23;
O arredondamento e a questão dos postos de gasolina(atividade 7 da pág . 31);
Leitura das págs 31 até 33;
Comentários sobre as formas enganosas(pág.36)